Last Updated on: 28th julho 2021, 07:56 pm

O que vibra no céu, pulsa dentro de nós. E com a nossa casa não seria diferente, afinal, ela é o reflexo daquilo que somos. Por longa data a astrologia estuda a relação das estrelas com o comportamento humano, buscando o entendimento dessa dança cósmica e sua relação com o indivíduo. Somos seres integrados neste universo de possibilidades, somos seres que criamos os nossos campos energéticos e que também os traduzimos em espaços que habitamos. São nossas escolhas, o nosso olhar e as nossas vontades que reverberam a partir do céu que nascemos.

Falar sobre astrologia e casa (decoração, arquitetura, design) é falar sobre o nosso universo particular. É abrir as portas e os olhos para entendermos o fluxo da harmonia, aquilo que faz sentido e pulsa o nosso coração. O nosso lugar sagrado. Interpretamos nesse espaço em que vivemos, nos objetos, cores, formas e texturas, a nossa personalidade. Traços que trazemos desenhados no nosso mapa astrológico, na rota que escolhemos seguir, e para cada signo temos um universo de características que quando bem utilizadas contribuem para mantermos a energia pulsante da nossa casa.

Essa nova coluna será um breve olhar que nos levará a conhecer mais de cada astro e o seu viver. Falaremos da casa dos signos, suas histórias e afetos, e com isso, construiremos a nossa. Será uma jornada para conhecer um pouco mais desses códigos que, alinhados, fazem da nossa casa um verdadeiro lar.

Que a jornada seja linda!

A casa de cada signo

Áries

O início. As portas para novos caminhos.

Uma casa ariana é uma casa onde a positividade toma conta. É a coragem de abrir caminhos e viver o novo. Importância especial para o hall de entrada, as portas e os espaços que permitem a circulação. Signo de elemento fogo, tem afinidade com peças de design descomplicadas. É energia pulsante nos espaços. Objetos que transmutam e podem mudar de função são bem-vindos. É a ousadia sem medo de errar.

Cores: Vermelho (e + cores quentes) e Salmão.

Touro

O conforto. Os deleites de prazer.

O sofá confortável, a cozinha onde tudo pode ser transformado e alimentado. Os prazeres em sua potência. Regido pelo planeta Vênus, Touro tem o bom gosto como uma das grandes marcas de sua casa. Objetos e móveis duradouros. A valorização do que é feito por mãos habilidosas. Segurança na escolha de móveis e objetos que não serão trocados em curto tempo. Avesso às mudanças, escolhem casas onde podem viver a sua calma.

Cores: Tons terrosos, cores naturais e rosa claro.

A casa de cada signo
sala com janelas amplas

Gêmeos

O contador de histórias. Vida e movimento.

A casa geminiana é uma verdadeira festa para os olhos e sentidos. Cada objeto conta uma história, e nada passa despercebido no universo criado pelo geminiano. São memórias preservadas e prontas para ganhar um novo enredo. Tudo junto e misturado é a máxima para os espaços habitados por esses moradores plurais. Objetos de viagens, do cotidiano, de arte, da feira… livros e registros de todas as experiências. Gêmeos é a sala do zodíaco onde acontecem os melhores encontros.

Cores: Amarelo (até que o geminiano não mude de ideia) e cores que despertem o dinamismo.

Câncer

Abrigo dos afetos. Aconchego.

Pensar na casa canceriana é pensar em espaços para reunir os seus afetos. A casa é seu lugar de proteção, onde tudo é pensado para que se viva em contato com as suas raízes e histórias. Móveis herdados da família, de amigos ou até mesmo comprados em antiquário. O que vale aqui é a ancestralidade. Objetos que aquecem o coração e despertam os melhores sentimentos.

Cores: Branco, cinzas claros e tons claros afetivos (verde água, rosados, lilás).

O apartamento colorido da maquiadora Vanessa Rozan
A casa de cada signo

Leão

A energia.

Famosos por ter destaque por onde passam, os leoninos fazem de sua casa o seu palco. Regido pelo Sol, o signo de Leão tem a força de irradiar sua energia para todos os lados. Podemos dizer que um objeto leonino é o espelho. Não pode faltar espelho em seus ambientes. Tudo o que brilha e irradia faz dessa casa um espetáculo.

Cores: Laranja, amarelo e dourado.

Virgem

Os pequenos/grandes detalhes.

Há quem diga que “Deus mora nos detalhes”. Se assim for, a casa é virginiana. Nada passa despercebido por esse signo. Metódico, perfeccionista e cheio de formas de deixar o dia a dia mais prático. Traduz essas características em uma casa onde a organização é a base para o bem viver. O senso de utilidade é uma das formas de um virginiano fazer suas escolhas quando pensa em sua casa. Nada é acumulado. Tudo tem sua função e a vida segue o rumo.

Cores: Azuis em todas as intensidades, tons terrosos e tons pastel.

A casa de cada signo
A casa de cada signo

Libra

A busca pela harmonia.

Entrar numa casa libriana é entrar num verdadeiro lar. O signo das parcerias é regido por Vênus, e com isso a harmonia e os amores são evidentes em suas escolhas. A estética passeia pelos caminhos da imaginação fervilhante. Uma casa que está sempre pronta para receber e construir novas relações. Objetos de design vivem em harmonia com as mais variadas coleções. Um olhar apurado e cheio de envolvimento.

Cores: Rosa, azul e verde jade.

Escorpião

Um lugar de envolvimento.

Não se entra numa casa de escorpião, se “sente” a casa. Uma casa de sentidos onde nossas percepções são aguçadas. A sedução fica evidente nos tons quentes que o signo vibra. Vermelhos intensos, cores noturnas. O meio termo não faz parte desse cenário onde a iluminação indireta divide a cena com objetos que evocam energia, como por exemplo, cristais e objetos ritualísticos. O quarto é o ator principal nessa peça. Uma casa para se viver na intensidade.

Cores: Vermelhos intensos, bordô.

A casa de cada signo
sala com móvel para tocador de discos

Sagitário

Ir sempre longe.

A busca por significado na vida faz com que o sagitariano esteja sempre em movimento e isso é traduzido em sua casa. Objetos que traz de viagens compõem o seu lar. São lembranças das experiências vividas e que despertam no dia a dia a vontade de ir sempre longe. Espaços abertos e arejados que tragam a sensação de liberdade. Casas que precisam ver o horizonte. Com portas e janelas sempre abertas.

Cores: Azuis e magenta.

Capricórnio

A celebração da permanência.

Uma casa planejada e que celebra a permanência. Numa casa de capricórnio não se pensa em nada que não seja durável. Signo de elemento terra, neste espaço as escolhas podem levar tempo e maturidade, mas quando feitas são duradouras. Alguns objetos clássicos e familiares iluminam os espaços habitados por esse signo. A ordem a favor da rotina.

Cores: Cinza, bege e tons sóbrios.

Apartamento no edifício Eiffel com piso de granilite e móveis vintage
A casa de cada signo

Aquário

Vivendo a individualidade para alcançar o coletivo.

Um signo que vive a liberdade e está sempre à frente, logo, a casa de um aquariano não poderia ser diferente. Uma antena ligada captando tudo o que é novo. A liberdade de ser e viver é traduzida em peças de design, arte contemporânea e objetos de valor social. Tecnologia e tudo que possa facilitar a sua vida diária são bem-vindas, afinal, nesta casa não se tem tempo a perder. Precisa viver tudo porque o futuro está logo aí.

Cores: Branco, prata, azuis e turquesa.

Peixes

A expressão da criatividade.

Peixes tem em sua casa o seu santuário. Vivem as suas fantasias extrapolando de criatividade e imaginação. A casa pisciana é um lugar de acolhimento e calma. O sagrado tem seu espaço de manifestação. Obras de arte, cores e muita vida fazem dessa casa um lar.

Cores: Verde claro, azul e lilás.

A casa de cada signo

Texto por Leandro Venera | Fotos por Maura Mello; Alessandro Guimarães; Rafaela Paoli; Felco