Last Updated on: 11th novembro 2022, 03:52 pm

Quando o assunto é reforma, diferentes sentimentos são trazidos à tona: ao mesmo tempo em que o cômodo dos sonhos começa a se tornar mais palpável e esperamos ansiosos pelo resultado final, as obras precisam de investimento em tempo e dinheiro, sem contar que quase sempre vêm acompanhadas de algum pepino inesperado… No caso da jornalista Paula, 10 anos se passaram para que ela finalmente tomasse coragem para revitalizar seu banheiro, que por estar em um edifício antigo – dos anos 60 – já apresentava problemas desde a compra do imóvel. Não por menos, depois de tanto adiar, a transformação foi completa, e só confirmou outra unanimidade sobre as reformas: sempre valem a pena, principalmente quando ampliam o conforto de nosso próprio lar!

Desde o início, quando comprou o apê em 2008, Paula sabia que o cômodo precisaria de reparos, mas também tinha a consciência de que um simples “tapa” no visual não seria suficiente, já que os revestimentos estavam completamente desatualizados e a parte hidráulica e elétrica em mau estado. Para piorar, o box e o gabinete da pia foram retirados quando o morador anterior se mudou, e como solução, blocos de concreto estavam sendo usados como apoio para a bancada. Com o tempo, os azulejos que estavam pintados de branco começaram a descascar e revelar a estampa original, com flores coloridas. Tudo isso causava desconforto e só aumentava a vontade da moradora de começar um novo banheiro do seu jeito.

ANTES

“Vivi quase 10 anos nessas condições precárias. Usar o banheiro me incomodava, claro, mas durante esse tempo muitas coisas aconteceram – eu me separei, mudei de emprego algumas vezes, fiz viagens longas e acabei priorizando outros gastos. Porém, em 2018 minha vida voltou a ficar mais estabilizada e passei a desejar cuidar mais da minha casa. Queria poder receber bem as pessoas, convidar amigos e namorado a me visitarem com mais frequência e recebê-los em um ambiente bonito e funcional. Queria também curtir mais meu espaço, e finalmente vê-lo com a minha cara, 10 anos depois! Por isso decidi investir na reforma completa”, Paula conta.

Como ponto inicial, a jornalista tinha o desejo de preservar o clima modernista do apartamento, que conta inclusive com uma varanda com marquise vazada, bem característica da década de construção do edifício. “Eu sempre gostei do estilo modernista e também admiro muito o design escandinavo e o industrial, então quis unir as três coisas: uma homenagem à história e ao passado do prédio, porém com toques industriais e minimalistas contemporâneos”, ela revela. Uma curiosidade: na etapa das inspirações, o Histórias de Casa ajudou a reunir as referências (que amor!).

DEPOIS

Durante o processo, ela contou com a ajuda do arquiteto e amigo Dan Zabuski, que assinou o projeto. Juntos, eles decidiram todos os detalhes e acabamentos. Como Paula não queria um banheiro datado, procuraram usar materiais que fossem atemporais e transmitissem a sensação de conforto e aconchego. Pela funcionalidade e bem-estar, a moradora tinha algumas exigências: uma cuba larga para lavar o rosto e um gabinete de ferro, com apenas duas prateleiras, para evitar o cheiro de umidade. Com o objetivo de deixar o ambiente mais espaçoso e facilitar a circulação, a prateleira de serralheria ficou suspensa e o box escolhido conta com apenas uma folha de vidro.

Infelizmente, a reforma não chegou ao fim sem nenhum perrengue. Após a instalação da torneira e finalização do espaço, a moradora percebeu que o cotovelo do cano tinha sido colocado de forma torta e o resultado ficou desastroso. Para consertar, arquiteto e empreiteiro cogitaram serrar o frontão de mármore para acessar a parede atrás dele, mas Paula não ficou feliz com a solução: “Perguntei se não era possível abrir a parede do meu quarto para chegar até o encanamento. Depois de muito discutirmos, o empreiteiro concordou. Ele quebrou a parede, chegou até o encanamento e consertou o ângulo do cotovelo. Pronto, torneira alinhada. Ufa!”.

ANTES & DEPOIS: TIRA-TEIMA

Antes e depois reforma de banheiro e obraAntes e depois reforma de banheiro, novos revestimentos e detalhe em serralheria preta

Por fim, para decorar, a jornalista primeiro usou objetos que já possuía em casa: cristais, plantas, um quadro… depois, para equilibrar o ar industrial, escolheu elementos naturais, como cestos e cerâmicas. Ela acabou comprando também novas toalhas e tapetes, pois o banheiro merece, mas ainda sente falta de algumas coisas que pretende adquirir aos poucos, como por exemplo um gancho para pendurar suas roupas. Com tudo pronto e finalmente como ela queria, Paula confessa que demorou para absorver as mudanças, mas adorou o resultado:

“Quando a reforma terminou e vi o espaço pela primeira vez, fiquei um pouco em choque. Depois de 10 anos vendo e vivendo nesse ambiente meio precário, finalmente eu tinha um banheiro que havia sido feito de acordo com os meus desejos. Demorei alguns dias para me acostumar e ir curtindo – acho que algumas mudanças, especialmente as mais drásticas, precisam ser absorvidas aos poucos. Agora sinto que meu banheiro está lindo e sempre fico feliz quando estou nele”.

Fotos por Maura Mello